Eita Forrozão

Os Sucessos do Forró na Década de 90 da Compositora Rita de Cassia

c
Instagram/@euritadecassia

Rita de Cássia, cearense de Alto Santo nascida em 8 de agosto de 1972, dona de uma linda voz é considerada a maior compositora de forró do Brasil, com suas letras fala sobre o amor, vida no sertão e sobre o nordeste. Suas músicas ultrapassaram o tempo e nos dias de hoje chega a outra geração que passa a ouvir o que seus pais ouviam. Suas letras não envelheceram, e permanecem e permaneceram por muito tempo.


Algumas músicas de Rita de Cassia que fizeram o povo dançar nos anos 90: Brilho da Lua foi a primeira gravada, em 1992 por Eliane, Sonho Real , Meu Vaqueiro meu Peão de 1993 que tornou-se um verdadeiro hino do forró, Pedaço e Solidão, Onde Canta o Sabiá , Raízes do Nordeste, Tatuagem, Saga de um Vaqueiro, Bichinho de Estimação, Serpente, Jeito de Amar e Tomei Porres por você.

Foram muitas as bandas que gravaram seus sucessos entre elas, Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Mel com Terra, Capital do Sol, Aviões do Forró. A lista é grande, e para os apaixonados do forró, muitas músicas entraram na memória e em suas fases da vida, e ouvir elas hoje, é relembrar bons momentos. Em recente entrevista a Emanoel Gurgel a compositora perguntada sobre sua música preferida de sua autoria, ela responde a letra do “Onde Canta o Sabiá”, onde segundo ela, a sua maior aprendizagem veio do sertão.

“Só tenho amor no coração pra oferecer
A natureza é minha casa
Vida é viver
Tudo pra eu e ocê”
(ONDE CANTA O SABIA)

Hoje ela conta com mais de 500 composições sem parcerias, em 2010 Rita de Cassia recebeu em Campina Grande na Paraíba durante “O Maior São João do Mundo”, o “Prêmio Jackson e Gonzagão”, juntamente com os títulos de “A Maior Compositora de Forró do Brasil” e a música “Saga de um Vaqueiro” como a melhor música da década. Rita de Cassia em sua carreira gravou mais de 12 cds com seu irmão Redondo e a Banda Som do Norte.

Comentar

Comentário(s)